Ao lado de Geraldo Alckmin, Newton Lima (PT) oficializa candidatura a prefeito de São Carlos

Convenção também apontou Marcos Martinelli (PSD) como candidato a vice-prefeito

A coligação “São Carlos Merece o melhor” lançou oficialmente Newton Lima (PT) como candidato a prefeito de São Carlos e Marcos Martinelli (PSD) como vice. Realizada no Centro de Convenções do Hotel The Hill no sábado (3), a convenção contou a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do ministro da Agricultura Paulo Teixeira, do prefeito de Araraquara (PT) Edinho Silva e da deputada estadual Thainara Faria (PT).

Dirigentes partidários, pré-candidatos e pré-candidatas a vereador, além dos convencionais dos partidos coligados – PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil – lotaram o centro de convenções em uma solenidade que durou pelo menos três horas.

Na entrevista aos veículos de comunicação, Newton Lima disse que quer trazer o orgulho da cidade de volta ao povo, caso seja eleito. “Tivemos um período de prosperidade de 12 anos com meus dois governos e um do Oswaldo Barba. Mas depois, infelizmente, 12 anos de retrocesso, que nós esperamos, com o voto popular, que termine no final deste ano. Precisamos recuperar a autoestima e o orgulho de ser são-carlense, fazer com que a cidade volte a se notabilizar no cenário nacional em qualidade de vida, desenvolvimento e prosperidade”, ressaltou.

Durante a convenção foram exibidos vídeos de apoio a Newton Lima e Martinelli gravados pela deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman (PT), pela ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), pelos ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, pelos deputados estaduais Eduardo Suplicy (PT), Márcia Lia (PT) e Sirlene Marciel (PSol), além do presidente da Federação PSol-Rede, João Paulo Rillo e do Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, por Sergio Nobre, presidente nacional da CUT, e Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.

BIOGRAFIA

Newton Lima Neto tem 71 anos, é professor de ensino superior e ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ingressou na política em 1998, quando foi convidado pelo presidente Lula para ser candidato a vice-governador do Estado de SP, na chapa com Marta Suplicy.

Em 2000 foi eleito prefeito de São Carlos e reeleito em 2004, deixando a gestão municipal com altos índice de aprovação e ajudando a eleger seu sucessor, Oswaldo Barba (2009-2012). Também foi eleito deputado federal, em 2010. Neste período, ocupou os cargos de coordenador da bancada brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

Foi presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH/MEC) e diretor de Relações Institucionais da Reitoria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); membro do Conselho de Administração da Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A (ASSET/Banco do Brasil) e – membro do Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A (Pré-Sal Petróleo S.A).