ASSISTA AO PROGRAMA 2 – COMBATE ÀS ENCHENTES
Confira na íntegra, o segundo Programa Eleitoral de Newton Lima, exibido no dia 31 de agosto.
Nele, Newtão aborda as principais ações para o combate às enchentes de nossa cidade:
Confira na íntegra, o segundo Programa Eleitoral de Newton Lima, exibido no dia 31 de agosto.
Nele, Newtão aborda as principais ações para o combate às enchentes de nossa cidade:
Em seu primeiro programa eleitoral, Newton Lima conta um pouco de sua história e principais propostas de governo. Newtão também ouve as reivindicações de moradores e mostra que, de braços dados com os cidadãos, fará com que São Carlos volte a ser uma cidade moderna e inclusiva:
Candidato a prefeito reafirma compromisso de criar a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria Especial de Promoção da Integridade Racial
O candidato a prefeito, Newton Lima (PT) e seu vice Marcos Martinelli (PSD) – da Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil) – participaram, na noite de terça-feira (27), de uma mais que animada Roda de Samba com boa música e muita conversa sobre política cultural.
Acompanhado da sua esposa Adriana Vasconcelos Lima, Newton Lima aproveitou o encontro para expor as suas propostas e ouvir as sugestões e reivindicações do público presente. Newton reafirmou o compromisso de criar duas secretarias municipais de caráter estruturante, segundo ele: a de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria Especial de Promoção da Integridade Racial.
“Elas vêm ao encontro de algo que está muito forte no nosso programa de governo que é criar as estruturas para que essas políticas públicas de raça e de gênero, de cultura e de arte se encontrem num espaço de diálogo, de construção e de produção de conteúdo. É o momento de transformarmos, de avançarmos na questão cultural para entendermos que hoje a cultura pode ser lazer, mas pode também ser uma atividade econômica”, dimensiona.
O candidato a prefeito enfatizou ainda que irá implantar o Bolsa-Artista, a exemplo do Bolsa-Atleta criado em seu primeiro governo (2001-2004). “Objetivo é apoiar os artistas de todos os gêneros e áreas de atuação por meio de editais”, frisou.
Newton Lima lembra que hoje a cultura atua anexa à Secretaria de Esporte. “Não tem coisa mais ignorante, mais inconcebível do que fazer uma bobagem como essa. A cultura vai ter espaço próprio no nosso governo. Ela vai ganhar um novo status para poder responder a todas essas questões de bolsa-artista, cachê, cursos e projetos educacionais para crianças”, exemplifica.
DIÁLOGO
O candidato a prefeito também assumiu o amplo compromisso de dialogar com todos os envolvidos na proposta para chegar ao melhor consenso possível sobre a abrangência de atuação de ambas as secretarias.
“Nós andamos 15 meses na cidade, com o Participa São Carlos, olhando os problemas presentes em todos os bairros e distritos para podermos sentir o estágio em que as coisas estão destruídas, degradadas, desmontadas nos programas que já foram importantes na arte e cultura. São Carlos já foi a 9ª cidade que mais investiu em ações culturais no País, em 2008, último ano do nosso governo. Vamos retomar os projetos. O povo voltará a ter voz ativa para apontar as suas prioridades no nosso futuro governo”, exemplifica.
CENTRO ODETTE DOS SANTOS
Newton Lima também lembrou a inauguração, em novembro de 2006, mês da Consciência Negra, do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, uma iniciativa pioneira do poder público de criar um novo equipamento cultural aberto à comunidade, oferecendo cursos, palestras e outras atividades relacionadas à arte e cultura. Projetado para atender a diversidade artística e cultural de São Carlos, o Centro de Cultura possui espaços temáticos onde podiam ser desenvolvidas ações e projetos como a Sala de Africanidades, o Espaço Hip-Hop e a Sala Expositiva de Artes. O Centro também está dotado de auditório, sala de audiovisual e sala de dança (Projeto Dançar).
O Centro, aberto em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar, homenageia uma importante figura do movimento negro de São Carlos, Odette dos Santos, conhecida como a “dama do samba”.
“O Centro foi inaugurado no meu governo, tendo a sua sede próximo da Praça do Conde (rua Dona Alexandrina, 844, esquina com a rua 13 de Maio). Antes, historicamente, não havia a rua Conde do Pinhal. Era o Palacete e o Jardim do Conde, vizinho a Catedral”, lembra.
“Infelizmente, o Centro Odette dos Santos foi abandonado pelo governo municipal que não se preocupa em organizá-lo, não faz eventos, não promove debates, fica praticamente morto. Nós vamos revitalizar esse espaço”, anuncia.
FLOR DE MAIO
Newton Lima rememorou a fundação do Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio, hoje um espaço centenário em São Carlos, como a primeira experiência da comunidade negra, sem qualquer participação do poder público. “O Flor de Maio faz parte da heroica resistência da raça negra na nossa cidade. É ótimo retomar o Flor de Maio que havia descarrilhado, saído do seu caminho. Essa é uma conquista recente. O prédio era para ir a leilão para pagar dívidas acumuladas”, relata.
“Através de uma mobilização muito importante da comunidade negra, contando com o apoio da deputada estadual Thainara Faria (PT), que colocou seu time para ajudar o Flor de Maio e encontrar soluções jurídicas para evitar que o prédio fosse a leilão, saímos vitoriosos”, prossegue.
“Agora o Flor de Maio abrirá uma CNPJ, vai equacionar o pagamento da dívida, organizar a sua prestação de contas e ter uma gestão sólida e transparente para que o poder público possa colocar dinheiro em projetos que multipliquem ações à comunidade (salas de aula, palcos para aprendizado de crianças e jovens)”.
SAMBA DO TRABALHADOR
Newton Lima também ouviu a reivindicação de integrantes do ‘Samba do Trabalhador’, movimento que organizava uma reunião de pessoas para entretenimento na região da Praça do Mercado, sem o apoio do poder público, sempre nas noites de sexta-feira. “Tínhamos o dono de uma sorveteria que nos cedia o uso dos sanitários, quando preciso. Ele faleceu e nós perdemos essa gentileza, o que acabou com nossa roda de samba”, conta o porta-voz do grupo.
“Adorei o nome. Para começo de conversa não sabia da existência do Samba do Trabalhador. Vamos firmar uma parceria para atender essa reivindicação até porque precisamos mesmo revitalizar o Centro”, afirma Newton.
VIVA CENTRO
Marcos Martinelli, responsável também por desenvolver a iniciativa Cidades Inteligentes, aproveitou a oportunidade para anunciar a existência do projeto Viva Centro. “O Newton Lima colocou no nosso programa o sentido, a necessidade de que o Centro Histórico não pode ser ignorado porque é um patrimônio da nossa cidade. Nós precisamos recuperar e revitalizar o Centro. Todo projeto nesse sentido nos será sempre bem-vindo”.
Candidato a prefeito da Coligação “São Carlos Merece o Melhor” ouviu reclamações de moradores sobre demora de mais de 5 horas no atendimento pela UPA do bairro
O candidato a prefeito, Newton Lima (PT) e seu vice Marcos Martinelli (PSD) – da Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil) – realizaram neste sábado (24) uma caminhada sob o slogan “Santa Felícia Merece Mais”, a partir da Praça da Opto (localizada na rua Joaquim Ribeiro de Souza), sendo muito bem acolhidos pelos moradores que se queixaram, dentre outras demandas, quanto a demora de mais de 5 horas no atendimento pela UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do bairro.
“Isso é um absurdo. Falta médico. Falta atendimento rápido. Isso tudo vai voltar a funcionar como funcionava na nossa época de governo porque temos certeza absoluta que com a nossa experiência, com as propostas do nosso programa de governo, que foram colhidas junto à população, a partir de janeiro de 2025, quando assumirmos a cadeira de prefeito, com muita honra, vamos fazer a cidade voltar a sorrir de novo e vamos solucionar mais esse problema”, antecipa Newton.
GOVERNAR NO BAIRRO
Na caminhada pelo Santa Felícia, Newton Lima se comprometeu a governar no bairro. “A população sabe que o Newton Lima não é daqueles que só vêm aqui pedir voto e nunca mais aparecem. Vamos governar no bairro. Vamos voltar a ter uma sede da Subprefeitura no Grande Santa Felícia e vamos estar com frequência aqui e em todos os demais bairros da cidade”.
“Vamos fazer o Mutirão Cidade Limpa. Vamos acabar com o problema da falta d’água, uma vergonha que voltou na nossa cidade, que está à deriva, abandonada: ‘largada’, como dizem os munícipes. É sujeira, lixo, entulho. Falta médico, professor, segurança. Temos uma iluminação horrorosa. Mas estou muito entusiasmado com a recepção calorosa dos moradores. A partir de janeiro de 2025, a cidade vai voltar de novo a brilhar”, projeta Newton.
CASAS POPULARES
O déficit de casas populares em São Carlos também foi abordado por Newton Lima. “Vamos construir moradias pelo projeto Minha Casa, Minha Vida. Faz 12 anos que não se constrói uma única casinha na nossa cidade. O que brotou foram barracos para tudo quanto é lado. Nós vamos enfrentar de novo isso. Vamos dar dignidade a quem mais precisa”, anuncia.
PRIMEIRA SEMANA DE TRABALHO
Newton Lima considerou gratificante a primeira semana oficial de campanha como candidato a prefeito. “Foi muito emocionante. Adriana (sua esposa) e eu estivemos em várias reuniões. Também começamos a gravação dos programas de TV. As redes sociais continuam bombando. Nós só lamentamos a dificuldade toda que nós estamos vendo na cidade. Por onde a gente caminha na cidade, o que vemos é sujeira e entulho. Inclusive aqui na Praça da Opto. Uma vergonha”.
“Tentaram fazer uma maquiagem. Mas quem não trabalha em 4 anos, não consegue em poucos meses resolver o estado de abandono em que a cidade se encontra”, adverte.
“A população está nos acolhendo com o maior carinho e nós demonstramos muita humildade. Como cristão, acredito que a humildade é o caminho da prosperidade. Que Deus nos abençoe em nossa caminhada. Nós vamos sair daqui com mais energia para cumprir esses 45 dias de campanha, até 6 de outubro”, emenda.
“Temos a certeza que a cada dia as pessoas vão perceber a consistência das nossas propostas, que vamos começar já a mostrar na TV, a partir desta próxima semana, para resolver os graves problemas que nós detectamos em 15 meses de andança pela cidade, no projeto Participa São Carlos, ouvindo a população em todos os bairros”, conclui Newton.
“O que mais escuto nas ruas é que a cidade está completamente abandonada”, relata Newton Lima
Newton Lima, candidato a prefeito da Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil), e Marcos Martineli, candidato a vice-prefeito, receberam presidentes de sete Associações de Moradores de São Carlos (Monjolinho, Santa Marta, Acapulco, Ipanema, Jardim Bicão, Santa Mônica e Jardim Embaré) na noite de terça-feira (20).
Representadas pelo presidente do Fórum das Associações de Moradores, Marcelo Aparecido Tavonias, lideranças comunitárias apresentaram uma lista de reivindicações.
Entre os pedidos está o atendimento das Associações por meio de apenas um canal da Prefeitura, por uma Secretaria, por exemplo. “Isso facilitaria o atendimento das necessidades dos bairros”, exemplificou o documento entregue.
A instalação de caçambas em locais estratégicos em todas as regiões da cidade para o recolhimento semanal ou quinzenal de materiais de descarte foi outra proposta das associações. “Essa proposta atende o nosso objetivo de manter a cidade completamente bem cuidada, limpa e organizada”, disse Newton Lima.
Planejamento nas ações de limpeza, cuidado das áreas verdes, podas de árvores, praças e parques, manutenção contínua dos bueiros e uma fiscalização mais rígida da Lei de Perturbação do Sossego foram outros pedidos das lideranças.
“O que mais escuto nas ruas é que a cidade está abandonada”, afirma Newton Lima. “Infelizmente, a falta de comando na Prefeitura levou a um estado de abandono completo”, acrescenta.
Para Newton Lima é fundamental ouvir associações de moradores porque representam uma comunidade maior. “Vocês são representantes legítimos dos bairros e o Poder Público, interessado em solucionar os problemas, tem a obrigação de ouvi-los. Já fizemos isso no passado e vamos voltar a fazer”, comenta.
DÍVIDA DE SÃO CARLOS
Newton Lima aproveitou para falar sobre a dívida de São Carlos. Quando assumiu a Prefeitura, em 2001, herdou uma dívida de R$ 489,2 milhões, referente a precatórios, INSS dos servidores, pagamentos atrasados de salários, coleta de lixo, CPFL, parcelamentos de longo prazo, dentre outras.
À época, São Carlos era a 20ª cidade mais endividada do Estado de São Paulo. “A nossa gestão saneou as contas públicas, quitando as dívidas de curto prazo e contestando na Justiça as de longo prazo. Com isso, o município ficou apto a acessar créditos”, recorda Newton.
Após oito anos, quando Newton Lima, encerrou seu segundo mandato, a dívida era de R$ 288,7 milhões. “Ao final da nossa gestão, em 2008, a dívida municipal caiu 41%”, observa. Nos 4 anos da gestão Oswaldo Barba (2009/2012), o valor caiu para R$ 238,8 milhões (redução de 17,3% ante 2008).
Mas desde 2012 até o final de 2023, a dívida saltou para R$ 301,9 milhões (aumento de 26,4% ante 2012). Todos esses valores estão registrados na Secretaria do Tesouro Nacional, devidamente corrigidos pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística até abril deste ano) até abril deste ano.
Tema foi abordado durante encontro com padres na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a convite do Bispo Diocesano, Dom Luiz Carlos Dias
O candidato a prefeito da Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil), Newton Lima (PT), participou nesta terça-feira (20), a convite do Bispo Diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, de um encontro com padres na Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Newton foi o último prefeiturável a expor, por cerca de 15 minutos, as suas propostas ao público presente.
Na sua exposição, Newton reforçou a importância do combate as Fake News, um tema caro e recorrente para a Igreja Católica, a ponto de a última Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ter elaborado um Documento sobre as eleições municipais, contendo como um dos seus os pontos principais a ‘Boa Política’, cujas definições dos seus princípios, estão pautadas de acordo com a carta encíclica “Fratelli Tutti”, do Papa Francisco.
Esses princípios também se fundamentam no: serviço ao Bem Comum; respeito pela Dignidade Humana; promoção da Justiça Social; Combate à Corrupção; cuidado com a Criação; diálogo e inclusão; e paz e reconciliação.
DÍVIDA DE SÃO CARLOS
Newton discorreu ainda sobre a dívida de São Carlos, tema presente em seu jornal de campanha, distribuído aos padres na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Quando assumiu a Prefeitura de São Carlos, no seu primeiro mandato, em 2001, Newton Lima herdou uma dívida de R$ 489,2 milhões, referente a precatórios, INSS dos servidores, pagamentos atrasados de salários, coleta de lixo, CPFL, parcelamentos de longo prazo, dentre outras. À época, São Carlos era a 20ª cidade mais endividada do Estado de São Paulo, de acordo com o ranking da FINBRA/SICONFI/STN (Finanças Municipais/Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro/Secretaria do Tesouro Nacional).
“A nossa gestão saneou as contas públicas, quitando as dívidas de curto prazo e contestando na Justiça as de longo prazo. Com isso, o município ficou apto a acessar créditos”, recorda Newton.
Após oito anos, quando Newton Lima, encerrou seu segundo mandato, a dívida era de R$ 288,7 milhões. “Ao final da nossa gestão, em 2008, a dívida municipal caiu 41%”, observa.
Nos 4 anos da gestão Oswaldo Barba (2009/2012), o valor caiu para R$ 238,8 milhões (redução de 17,3% ante 2008).
Mas desde 2012 até o final de 2023, a dívida saltou para R$ 301,9 milhões (aumento de 26,4% ante 2012). Todos esses valores estão registrados na Secretaria do Tesouro Nacional, devidamente corrigidos pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística até abril deste ano) até abril deste ano. “A verdade é que nós reduzimos a dívida de São Carlos, pautados sempre em uma gestão responsável, com práticas transparentes”, conclui Newton.
Caminhada no bairro inaugura oficialmente campanha da Coligação “São Carlos Merece o Melhor”
Com uma recepção calorosa dos moradores e sob o slogan “Cidade Aracy Merece Mais”, o candidato a prefeito, Newton Lima (PT) e seu vice Marcos Martinelli (PSD) – da Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil) – inauguraram oficialmente neste sábado (17) a campanha das eleições municipais, perfazendo uma caminhada pelo bairro.
Durante o passeio, os moradores deixaram claro para Newton Lima que a principal reivindicação é acabar com a falta de água no Grande Cidade Aracy. “A falta de água era muito comum quando assumimos o governo em 2001 e infelizmente voltou a acontecer agora. É uma pena a gente ver isso na cidade toda e particularmente no Aracy também”, comenta.
“Nós já sabemos como fazer porque já fizemos antes e com amor no coração por esse bairro maravilhoso, que é o Grande Cidade Aracy, nós vamos novamente solucionar isso ao caminhar para a vitória”, assume Newton o compromisso ante o clamor dos moradores do bairro.
CARINHO ESPECIAL
Newton destaca que guarda um sentimento muito profundo pelo Grande Cidade Aracy. “Quando assumimos, em 2001, havia um preconceito muito grande com o Cidade Aracy. E nós descobrimos que esse bairro maravilhoso, de trabalhadores e trabalhadoras, só precisava de carinho e atenção do poder público”, lembra.
“A primeira ponte que fizemos, das 20 em 8 anos, foi aqui, ligando a Serinha ao Aracy, porque havia caído uma ponte de madeira. As pessoas tinham que entrar pela estrada de Ribeirão Bonito no bairro. Nós começamos ali e fomos resolvendo todos os problemas”, recorda Newton.
“Não tinha posto de saúde à noite. Nós fizemos 24 horas. Não tinha escola para crianças. Acabamos com a falta de creche. O problema terrível que existia de esgoto. Resolvemos o problema do saneamento”, prossegue.
Além disso, também foi na gestão de Newton e Oswaldo Barba que os terrenos do bairro foram legalmente regularizados, dando aos moradores o direito de terem uma escritura. “Nós escolhemos o Aracy, na periferia da cidade, para iniciar a nossa caminhada porque foi para esse bairro que, durante 12 anos, nós cuidamos com todo carinho. Fizemos uma revolução no Cidade Aracy e percebemos que a população no bairro nos é grata por isso. Nós acabamos com o preconceito que existia, desde lá de cima do alto da Serrinha, para com esse bairro, de gente muito trabalhadora”, se comove Newton.
REFERÊNCIA
“Ao começarmos a campanha aqui, neste primeiro dia de caminhada, é porque já estamos assumindo o compromisso de que vamos de novo adotar o Grande Cidade Aracy como nosso bairro de referência para as grandes mudanças que iremos implementar na rede de proteção social, para ampliação de escolas, para fazer funcionar a saúde, para construir mais habitação, como fizemos no nosso governo. Para fazer as obras necessárias para que o Aracy floresça e se desenvolva cada vez mais para que os seus moradores tenham mais oportunidade, que os jovens tenham alternativas de trabalho e lazer, que as crianças tenham creche. Que todos tenham dignidade e orgulho de viver no Grande Cidade Aracy. Vamos fazer tudo isso não só no Aracy, mas na cidade inteira, pois já conhecemos as demandas e os problemas de todas as regiões do município, por meio do ‘Participa São Carlos’”, conclui.
Ministro prevê que São Carlos surfará em nova onda de desenvolvimento ao eleger Newton Lima prefeito
O ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, avalia que o Brasil já inicia um novo ciclo de avanço sob a égide do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e prevê que São Carlos surfará nesta nova onda de desenvolvimento ao eleger Newton Lima (PT) prefeito.
A previsão foi feita durante discurso, proferido por Teixeira, na convenção que homologou a candidatura de Newton Lima (PT) a prefeito e de Marcos Martinelli (PSD) a vice, pela Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil), no Hotel The Hill.
Teixeira destacou o fato de São Carlos ser uma cidade com a maior presença de doutores e mestres por 100 mil habitantes do Brasil. “Já é uma cidade da ciência & tecnologia, do conhecimento. São Carlos poderá ser a cidade que terá o maior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Que distribui esse saber e esse conhecimento da nova revolução tecnológica para todos e todas”, vislumbrou.
O ministro aponta Newton Lima como a escolha certa para reconduzir São Carlos rumo ao desenvolvimento, com plena integração, democracia e justiça social. “Eu conheço o Newton Lima, um homem de bem, honesto, comprometido com seus princípios, que honra a política e está entre os maiores políticos deste País”, afirmou.
“Com Newton Lima prefeito, São Carlos voltará a ser a fortaleza do emprego, de políticas sociais, da educação, da saúde, do esporte, da cultura, da inclusão social, enfim, da democracia”, prosseguiu.
Para alcançar esse propósito, Teixeira pediu o engajamento do eleitorado são-carlense no pleito de 6 de outubro: “Temos que chamar cada um, cada uma de vocês a abraçar essa candidatura. Vocês têm 60 dias para erguer para o Brasil a bandeira de São Carlos e dizerem: ‘Tenho orgulho de ser morador(a) de São Carlos’ e eleger Newton Lima, prefeito e Martinelli, vice”.
Newton Lima agradeceu a atenção prestativa de Paulo Teixeira a São Carlos, sendo sempre um interlocutor dos interesses do município em Brasília, seja na condição de deputado federal ou como ministro.
ENCONTRO
Ao final da convenção, Paulo Teixeira participou de um breve encontro com dois grupos de assentamento agrícola (Nova São Carlos e Santa Helena) e de um acampamento (Capão das Antas) locais. Os grupos de assentamento agradeceram a destinação de uma emenda parlamentar, via UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), para o projeto de Agricultura Familiar. O pessoal do acampamento entregou a Teixeira uma carta com várias reivindicações, incluindo a regularização fundiária do terreno que ocupam.
Na condição de ministro, Teixeira se comprometeu a estreitar a relação com o grupo e o desenvolvimento de novos projetos de agricultura familiar.
Newton Lima destacou a importância da agricultura familiar para São Carlos, sendo ela a principal responsável pelo fornecimento de alimentos in natura (hortifrutigranjeiros) para a merenda escolar.
“Nós queremos um futuro – de democracia e dignidade – que derrote o preconceito, a discriminação e a injustiça social”
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), é enfático ao antever que Newton Lima (PT) personifica um novo futuro para São Carlos. A afirmação foi feita na convenção que homologou a candidatura de Newton Lima (PT) a prefeito e de Marcos Martinelli (PSD) a vice, sábado (3), pela Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil), no Hotel The Hill. “Newton Lima representa a construção de um campo democrático, a articulação para que possamos crescer e desenvolver economicamente, com justiça social”, dimensiona Edinho ao lembrar que a presente eleição municipal ainda trará o embate que polariza o País entre a democracia e o autoritarismo.
Para Edinho, Newton representa o reencontro da vocação de São Carlos com o progressismo, a modernidade, seu próprio estilo de ser um município que mais produz tecnologia. “Não uma tecnologia fria, isolada da sociedade. Mas a tecnologia que seja revertida na produção de riqueza que possa ser distribuída para todos e todas e de políticas públicas que possam efetivamente dizer ao povo de São Carlos: ‘nós queremos um outro futuro – de democracia e dignidade – que derrote o preconceito, a discriminação e a injustiça social’. Esse caminho tem um nome: é Newton Lima, prefeito e Martinelli, vice”, assegura.
Edinho considera Newton Lima um amigo, companheiro e parceiro de jornada que compreende a dimensão do momento histórico que o Brasil vive, tendo a missão de reunir o campo progressista em uma aliança capaz de consolidar a democracia. Segundo ele, uma luta de, no mínimo, médio prazo. “É preciso que avancemos primeiro onde nossa vida real acontece: nas nossas cidades”, recomenda.
Newton Lima retribui a deferência ao elogiar a gestão do atual prefeito de Araraquara – principalmente durante a pandemia de Covid, quando Edinho priorizou o uso da ciência na condução das medidas de saúde no município – e ao revelar que vê em Edinho o seu conselheiro político: “Quando preciso de alguma orientação é a ele que recorro sempre”.
Instituição atende 110 crianças que estão na primeira infância, entre seis meses e três anos e 11 meses
O pré-candidato a prefeito Newton Lima (PT) visitou a Creche Divina Providência, localizada na Vila Isabel. Com 60 anos de história, a instituição atende 110 crianças que estão na primeira infância, entre seis meses e três anos e 11 meses. Newton, acompanhado de sua esposa Adriana, visitou as dependências da creche e foi recebido pela coordenadora, a Irmã religiosa, Josefina do Carmo Anversa.
Segundo ela, a instituição se mantém por meio de doações da Igreja Santa Isabel e de um subsídio da Prefeitura. “Estamos enfrentando algumas dificuldades, porque o valor mensal que recebemos da Prefeitura está defasado. Temos muitos gastos com os bebês, que precisam de um atendimento diferenciado. Além disso, precisamos manter uma equipe de 16 funcionários para poder atender a demanda”, relatou. As crianças são residentes na Vila Isabel e frequentam a creche das 7 às 17h, horário que permite que as mães possam trabalhar.
Segundo Newton, a creche é muito bem estruturada e oferece um serviço fundamental para a comunidade do bairro, mas para isso são necessários recursos financeiros. “A coordenação me disse que o valor per capita por criança está defasado e, para que a creche continue funcionando bem, é necessário ajustar esses valores. Sem falar dos funcionários que estão sem reajuste há bastante tempo”, destacou.
NO PASSADO – Durante as gestões do então prefeito Newton Lima ficou marcado o empenho em auxiliar as creches e entidades filantrópicas conveniadas do município. Em 2006, a Creche Divina Providência foi reformada com recursos da Prefeitura; na época foram construídas mais duas salas, banheiros e o telhado foi reformado por completo. Além disso, o prédio foi adaptado para portadores de necessidades especiais. Na época, o investimento foi de cerca de R$ 150 mil.